Pico de Matinhos...! A melhor onda para direita do Brasil...?

Por...Sanderson Trevisan

Qual o surfista que nunca ouviu falar da lendária onda do Pico de Matinhos...? Ou um amante do surf, que nunca tenha ouvido falar do maior representante paranaense no surf do mundial, o surfista Peterson Rosa...!

O Fato é que os dois são ingredientes essenciais para iniciarmos esta matéria. Pois quem formou a linha de surf agressivo e polido do Peterson Rosa e de outros grandes nomes do surf paranaense que fizeram história para o Brasil nesta modalidade, como, Bruna Smith, Jihad Kodr, Peterson Crisanto e a nova geração que já esta fazendo estardalhaço nas mídias nacionais e internacionais como, Anuar Chiah, Lucas Camargo(Maracujá), Luara Mandelli e Gabrieli Vasques, sem duvidas é a excepcional onda do Pico de Matinhos.


“Esta onda que já foi citada em outras matérias das conceituadas e saudosas revistas impressas “Fluir Surf” e “Hard Core Surf Magazine” além de sites como “Guia Waves” , “ Surf Guru” e Canal OFF...! Como uma das melhores ondas do Brasil.Sempre ficou na cabeça dos profundos conhecedores da onda, se ela não mereceria o título de “A Melhor Onda para Direita do Brasil”.

Então levantamos alguns fatores que podem vir a dar esse título a esta onda.


Em primeiro lugar. A qualidade da onda, que é incontestável, afinal de contas uma onda que proporciona várias sessões, com possibilidades de tubos e manobras variadas, além de exigir um excelente preparo físico do surfista para surfar toda a onda, já que ela pode ter mais de 500 metros de extensão nos seus bons dias de funcionamento.

Outro fator específico, é o potencial de produção de imagens e vídeos que o local tem, sendo que a onda contorna as pedras, proporcionando aos fotógrafos e filmakers várias perspectivas de ângulos e elementos no material gráfico produzido.


Também podemos citar como característica especial desta onda, os níveis de surf que ela proporciona. Já que a onda tem varias sessões, com possibilidades de alto desempenho de surf nas sessões mais cavadas atrás das pedras.

O médio nível de surf, logo que a onda chega mais ao meio da bancada, ficando uma onda mais cheia, porém bastante em pé.
A onda para o nível iniciante é bem à baixo do pico, aonde as ondas são mais fracas e extensas.
O Pico de Matinhos da até a possibilidade de aprendizado nas marolinhas perfeitas a beira da praia, o que dá aos alunos de primeira viagem a possibilidade de um grande deslocamento em cima da prancha. 


Estes são apenas alguns dos fatores que podem dar para esta onda o titulo de...! “ A Melhor Onda para a Direita do Brasil”

É claro que outros fatores como a localização da cidade de Matinhos, bem próxima da principal capital do estado à cidade de Curitiba, o que dá um fácil acesso aos turistas, à variedade de pousadas, restaurantes e comércios locais bem próximo desta praia e outros picos de boas ondas ao redor da orla de Matinhos, são elementos relevantes para a conclusão deste titulo.


Antes de dar a sua opinião se “O Pico de Matinhos é a melhor onda para direita do Brasil...? “você tem que conhecer este local maravilhoso de altas ondas e clima agradável em qualquer época do ano.

Sejam bem-vindos a cidade, mas não se esqueçam de preservar o local cuidando do seu lixo, tratando com respeito os locais e preservando a abundante natureza ao redor de toda a cidade.

Fotos: Sanderson Trevisan
Fotos: Nosso Litoral

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook