Maior espécie de raia do mundo aparece no litoral do Paraná



Ilha das Peças é o único lugar de ocorrência sazonal em estuários das raias mantas no Brasil

O Paraná é o refúgio da maior espécie de raia do mundo, a raia manta (Manta birostris). Alcançando até sete metros entre uma nadadeira e outra, esse peso-pesado dos mares, com aproximadamente 1,5 tonelada, tem o litoral paranaense, em especial a área em torno da Ilha das Peças, como seu único local de ocorrência no Brasil. Foi o que descobriu a oceanógrafa Andrielli Medeiros, que pesquisa o animal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Embora seja comum em áreas oceânicas, ilhas ou recifes de corais, sua presença em estuários (áreas onde a água do mar encontra a água dos rios) só é registrada também em partes da costa dos Estados Unidos. O que faz do aparecimento da espécie algo ainda mais significativo. Agora a pesquisadora tenta decifrar os detalhes dessa presença.

“Ainda não se sabe porque elas entram no estuário. Mas acredito que seja para alimentação ou reprodução”, explica a oceanógrafa. As raias entram no estuário no verão, geralmente de dezembro a junho.

O número exato de raias mantas que circulam por aqui, contudo, ainda é desconhecido. “Registrei mais de 320 saltos de raias mantas até agora. Mas podem ser de indivíduos diferentes ou não”, diz Andrielli.

Para avistá-las, a melhor maneira é sentar na beira da praia da Ilha das Peças e observar o mar. “O salto ocorre de repente e, se tiverem sorte, as pessoas poderão ver dois saltos”, sugere a especialista.

Fonte
Gazeta do Povo

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook