Atrativos de Guaraqueçaba



Em tupi-guarani significa lugar de muito guará, ave semelhante a uma garça de cor avermelhada, que era abundante na região. O município foi colonizado por portugueses por volta de 1545, sendo o primeiro do solo paranaense.


Em 1638 Gabriel de Lara, o fundador da Capitania de Paranaguá, descobriu uma rica lavra de ouro nas encostas da Serra Negra.

Revelado o achado, vieram os mineiros e os aventureiros para explorar os rios socavando o ouro de lavagem em diversos locais. Em seguida chegaram os jesuítas que fundaram em Superagui o primitivo núcleo populacional da região.

Foi somente no século XIX, que Cipriano Custódio de Araújo e José Fernandes Correia construíram uma capela no Morro do Quitumbê, e em seu entorno surgiram às primeiras edificações, formando em pouco tempo o povoado, que foi elevado em 1854 à Freguesia e no ano de 1880 a Município, sendo que em 1938 foi anexado novamente a Paranaguá como Distrito.

Em 1947 sua autonomia foi restaurada e o Município novamente instalado.

Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões 
Construída em 1838 em estilo colonial com grossas paredes de pedra, foi a primeira construção de Guaraqueçaba. Em seu interior destaca-se o altar em forma de embarcação cuja base é um peixe esculpido em madeira, uma homenagem aos pescadores da região. Localiza-se na Rua Coronel João Isidoro.

Casario Colonial
 
Diversos exemplares arquitetônicos do século XIX podem ser observados pelas ruas da cidade, guardando ainda características do estilo colonial. Destaca-se o sobrado que abriga a sede da Estação Ecológica administrada pelo IBAMA.

Casa de Fandango

Espaço cultural, destinado a apresentações, bailes, oficinas de fandango e cultura caiçara, com exposição de instrumentos artesanais, acervo digital e biblioteca especializada em história de Guaraqueçaba.
Visitas somente com agendamento. Tel (41) 8436-3265 Rua Bertioga, s/nº - Cerquinho (antiga SUDEPE).

Mirante da Serra Negra

O mirante é atingido por uma escadaria com 127 degraus a aproximadamente 30 metros de altura, o que permite a visualização da baía de Guaraqueçaba e de todo o seu entorno. Localiza-se na Rodovia de ligação entre Antonina e Guaraqueçaba.
Ponta do Morretes
Área arborizada, com passarela beirando a baía, possui local para banho e pesca. Localiza-se no centro da cidade.

Morro do Quitumbê
 
Com uma altura aproximada de 80 metros, possui uma trilha sinuosa em meio à vegetação nativa, numa extensão de 692 metros, que culmina em seu topo proporcionando exuberante vista da baía e da cidade. Localiza-se no perímetro urbano, com acesso ao lado da Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões.

Ilhas

Diversas ilhas fazem parte do município, entre elas: das Peças, Rasa, das Laranjeiras, do Rebelo/Povoca e do Superagui, sendo que esta reclama o direito histórico de ser o local aonde chegaram pela primeira vez no Paraná, os portugueses em 1545. É tombada desde 1985 para preservar os seus aspectos históricos e paisagísticos.

Reserva Ecológica do Sebuí (RPPN)

Com 400,78 hectares, a reserva oferece visitas dirigidas em trilhas interpretativas com programa de educação ambiental, observação de flora e fauna, passeio de canoa, além de banhos de rio e cachoeira.
Tel. (41) 8403-8056 / 8465-4897 / 3482-1265 e-mail:enzo@cormorano.com.br/ cormorano@cormorano.com.br. Localiza-se na Baía dos Pinheiros.

Reserva Natural Salto Morato (RPPN)

Criada e mantida pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, a reserva é reconhecida junto com outras unidades de conservação da região, como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Protege paisagens, como o Salto Morato, uma queda d’água de aproximadamente 100 metros e a Figueira do Rio do Engenho, cuja raiz forma um "portal" sobre os seis metros de largura do rio. São 2.340 hectares de natureza aberto ao público em 1996.

Além da beleza natural, a reserva oferece: trilhas interpretativas, quiosques, aquário natural para banho, camping, laboratório, alojamento para pesquisadores e centro de capacitação.

Tel. (41) 3340-2644 (Curitiba) / 3340-2640 (Curitiba) / 3381-9671 (via rádio) / 9109-6234 (celular rural) e-mail: morato@fundacaoboticario.org.br.  www.fundacaogrupoboticario.org.br
Localiza-se a 20 km da sede do município pela PR 405. Visitação: terça-feira a domingo das 8h30 às 17h30. (Acima de 10 pessoas, necessita agendamento.)

Fonte
Adetur Litoral

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook