Atrativos de Paranaguá



Turismo de Pesca

Conhecer a Baía de Paranaguá é surpreender-se. Abençoada por uma geografia fascinante, é considerada a maior do Estado do Paraná e a terceira de maior importância no país pelo seu estuário lagunar. Outro diferencial da Baía é estar cercada pela Serra do Mar e pela Mata Atlântica.

O turismo de pesca em Paranaguá além de ser uma atividade prazerosa, a cada dia ganha novos adeptos da prática. Para os amantes da pesca esportiva, a variedade de peixes é grande.

Turismo de Negócios e Eventos

Eventos com completa infra-estrutura, segurança e shows agitam multidões na Praça 29 de Julho em Paranaguá. O turismo de eventos no município conta com uma programação fixa como a tradicional Festa Nacional da Tainha, Feira das Nações, Encontro Internacional de Motociclistas e Aniversário da cidade.
O turismo de negócios é importante para divulgação de serviços, fidelização de clientes e geração de renda. Entre as principais atividades nesse setor está a Exposafra que acontece no mês de maio, no Pátio de Triagem de Caminhões.

Turismo de Aventura

Altas ondas, “céu de brigadeiro” e experiências como a sensação de liberdade e prazer resumem o Turismo de Aventura em Paranaguá. As atividades podem ser realizadas em diversos locais como a Ilha do Mel e a Baía de Paranaguá.

Entre as principais práticas realizadas estão: caminhadas, montanhismo, atividades ciclísticas, cachoeirismo, rapel, canoagem, mergulho, caiaques, remos, asa delta, parapente, paraquedismo e ultraleve.

Turismo Cultural

No turismo cultural, o visitante busca conhecer os locais de valor histórico e cultural da cidade. Em Paranaguá os patrimônios expressam e revelam a memória da cultura colonial, a identidade e os costumes da população. Em 2009, a cidade foi tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Os principais atrativos são:
Centro histórico e Rua da Praia com a arquitetura colonial, o Museu de Arqueologia e Etnologia, a estrada de ferro Paranaguá-Curitiba, Porto Dom Pedro IIm a gastronomia típica, artesanato litorâneo, o carnaval que festeja os 5 dias de folia com as danças de Fandango no Mercado do Café.

Turismo Náutico

O turismo náutico atrai cada vez mais visitantes para a Baía de Paranaguá. É praticado em águas de rios, mares, e com programas específicos que envolvem passeios, excursões, pescarias, pesquisas e regatas.

Com um clima quente, área de conservação ambiental, pois está cercada pela Serra do Mar e pela Mata Atlântica e boas condições marítimas, Paranaguá oferece a segurança que o turista náutico procura.

A Baía conta com uma área de 677 mil Km², subdivide-se em outras baías menores e possui em seu interior várias ilhas e comunidades de pescadores, além de abrigar o Porto de Paranaguá.

Turismo Religioso

Fé, história e tradição são as relíquias do Turismo Religioso em Paranaguá. O visitante busca estar em locais onde a fé vive-se intensamente e conta com um calendário fixo, como a Festa da Padroeira do Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio. A festividade acontece na primeira quinzena de novembro e recebe a visita de peregrinos de todo o Brasil.

A cidade tem outros principais atrativos:
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída por escravos libertos devotos de Nossa Senhora, foi edificada em 1578. É o marco central do povoado e da Vila de Paranaguá, que cresceu ao seu redor.
A Igreja de São Benedito e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, na Ilha da Cotinga.
O turista poderá conhecer também as festividades com datas fixas como a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, com procissão marítima, Festa de São Pedro, Via Sacra e o Congresso de Missões e Evangelismo.

Turismo Gastronômico

Preparo, sabor e aroma fazem do Barreado um prato especial. Venha experimentar e se encantar com a cultura desse prato que tem na sua história o principal atrativo: 20 horas de cozimento na panela de barro e é servido com arroz, banana e farinha de mandioca.
Peixe ou camarão? Um verdadeiro mar de delícias esperam o turista para degustar os pratos típicos que são servidos nos restaurantes da cidade de forma a la carte, porções e petiscos diversos que vão dar “água na boca”.

Ecoturismo

Sustentabilidade e valorização da cultura caiçara. O ecoturismo é uma atividade turística que acontece de forma direta com a natureza, oferecendo atividades relacionadas à conscientização e à conservação ambiental. Em Paranaguá, o ecoturismo proporciona a realização de atividades como caminhada, mergulho, trilhas, gastronomia artesanal, acesso a área de proteção, conservação e estímulo à educação ambiental.

Os principais destinos são as Comunidades Pesqueiras:

Prainha do Ubá, São Miguel, Piaçaguera, Eufrasina, Ilha dos Valadares, Quintilha e Ilha do Mel.

P.M.P
Foto: Priscila Forone

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook