Complexo do Marumbi é opção de aventura em Morretes

Por Leandro Alves Nascimento e Camila Paris.

A montanha sempre exerceu um grande fascínio sobre o homem. Em todas as eras registraram-se expressões místicas de temor e respeito aos pontos mais altos. Os antigos povos do Litoral Paranaense, especialmente os do pé da serra do mar, acreditavam que a Montanha do Marumbi era um vulcão passivo, místico e poderoso, pois constantemente ‘soltava fumaça’ de seu topo. Também acreditavam que em seu cume havia uma linda lagoa dourada que refletia os raios solares e por isso seu primitivo nome batizado pelos índios era "Guarumby", que em tupi significa "Montanha Azul".


 

Localizado no centro da Serra do Mar paranaense entre os municípios de Quatro Barras, Piraquara e Morretes, o Parque Estadual Pico do Marumbi é o responsável legal pela proteção a este gigante formado por rochas de Gnaisse e Granito. Ele resguarda muitas riquezas da história, engenharia e da biodiversidade natural do Litoral. Criado em 1990, o Parque é hoje um dos principais atrativos do turismo de aventura e natureza do estado do Paraná, pois oferece diversas opções de trilhas em seus vários cumes do maciço, banhos de cachoeira, escaladas em paredes rochosas de diversos níveis de dificuldade, área de acampamento equipada com banheiros, água encanada, chuveiros e pias (atualmente interditado devido à pandemia) além do famoso passeio de trem. 

O Conjunto ou Complexo do Marumbi é composto por oito picos que superam os mil metros de altitude, são eles: Olimpo (1.539 m de altitude), Boa Vista (1.491 m); Gigante (1.487 m); Ponta do Tigre (1.400 m); Esfinge (1.378 m); Torre dos Sinos (1.280 m); Abrolhos (1.200 m); Facãozinho (1.100 m) e Morro Rochedinho (625 m), porém só alguns destes possuem acesso permitido, tais como Olimpo, Abrolhos, Ponta do Tigre, Gigante e Rochedinho.

São picos que desafiam montanhistas do mundo inteiro, uma vez que este conjunto é considerado o berço do montanhismo por esporte no país, suas trilhas e paredões apresentam dificuldades técnicas de diferentes níveis, além de oferecer diversas opções de roteiros. Um dos pontos mais visitados além do Conjunto de montanhas é o Salto dos Macacos, a joia do Parque, uma esplêndida cachoeira que além do banho em suas águas geladas, oferece lindo visual da imponente montanha do Marumbi. Incluem-se também dentro do perímetro do parque, parte da Ferrovia Paranaguá-Curitiba que foi inaugurada em 1885, sendo um atrativo à parte com suas estações de apoio, caixas d’água e construções antigas, a maioria infelizmente abandonada, evidenciando o desrespeito com a história do nosso Estado, uma vez que foi através dela que os ciclos econômicos paranaenses escoaram entre as safras do ouro verde no século XIX (Erva Mate), sucedido pelo Café e posteriormente pela Soja e demais produtos, transformando para sempre a macroeconomia do Estado. 

Dentro do Parque também está inserida a parte final do Caminho do Itupava, trilha histórica aberta por indígenas e utilizada por séculos como única via de ligação entre o planalto e o litoral, além de parte dos mananciais d'água que abastecem a cidade de Curitiba e região metropolitana.
O acesso ao Parque pode ser feito a partir de Quatro Barras, pelo caminho do Itupava ou por Morretes, a partir da entrada do distrito de Porto de Cima, onde há postos do IAT que controlam e regulamentam as visitas. Para quem ainda não tem experiência em trilhas e montanhas, recomendamos que inicie pelas trilhas de nível fácil como o Rochedinho (que já possui uma vista incrível), aumentando a dificuldade gradativamente. 

Para sua saúde, segurança e uma experiência mais proveitosa e positiva é importante que durante as trilhas você sempre esteja acompanhado por alguém que conheça a região e tenha experiência com as trilhas e montanhas do Parque, uma vez que, todo cuidado é pouco quando estamos em ambientes naturais. Por isso é essencial que você esteja com pessoas que saibam orientar e dar suporte nas suas aventuras. No geral, para uma trilha de curta duração, você deve vestir roupas confortáveis, botas ou tênis, levar muda de roupa extra, lanterna, 3l de água por pessoa em média e comidas leves como sanduíches, frutas e castanhas.

As fotos a seguir são da nossa expedição onde subimos o Pico Abrolhos no complexo do Marumbi..... 


 



 




No mais, curta sua aventura e lembre-se de respeitar a natureza. Recolha e traga de volta o seu lixo e não se aproxime de animais silvestres.

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook