Morar perto mar nos deixa mais calmo e criativo, aponta pesquisa


Uma matéria publicada pelo site HuffPost a respeito de uma pesquisa em que estarmos perto mar nos torna mais calmo e criativo, mostrou que as pessoas que vivem perto mar, sentem menos estresse e tem uma saúde melhor do que aquelas que não convivem com o mar.

Os estudos mostraram alguns efeitos do mar sobre nós: "O som ao nosso redor, de uma perspectiva auditiva, é simplificado. Não é silencioso, mas o som da água é muito mais simples do que o som de vozes ou o som da música ou o som de uma cidade", diz Nichols ao Huffington Post.

"E a entrada visual é simplificada. Quando você fica na beira da água e olha para o horizonte, fica visualmente simplificado em relação à sala em que você está sentado agora, ou a uma cidade pela qual você está andando, onde você está" está levando milhões de informações a cada segundo ".
"Sabemos que a água - sendo cercada pelo espaço azul - nos ajuda a relaxar, e sabemos que o exercício é bom para nossos corpos e nossos cérebros", diz Nichols.
"Se alguém está enfrentando uma série de problemas que o exercício e a redução do estresse podem ajudar, [a água] é um bom complemento.

Wallace J. Nichols, um biólogo marinho, acredita que todo ser humano tem uma "mente azul", que é "um estado levemente meditativo caracterizado pela calma, tranquilidade, unidade e um senso de felicidade geral e satisfação com a vida no momento". Este estado meditativo é desencadeado quando estamos perto ou mesmo na água.



"Estamos começando a aprender que nossos cérebros são programados para reagir positivamente à água e que estar perto disso pode nos acalmar e nos conectar, aumentar a inovação e a percepção, e até mesmo curar o que está quebrado", escreve Nichols em Blue Mind: The Surprising Science That Shows. Como estar perto, dentro, abaixo ou debaixo d'água pode torná-lo mais feliz, mais saudável, mais conectado e melhor no que você faz, “Nós temos uma “mente azul” – e é perfeitamente adaptada para nos fazer felizes de todas as maneiras que vão além de relaxar nas ondas, ouvir o murmúrio de um riacho ou flutuar tranquilamente em uma piscina.”

Nichols fala sobre como a água pode curar a mente e o corpo e ajudá-lo a explorar seu estado de ser mais calmo e criativo. Ele cita seis importantes benefícios de encontrar sua “mente azul”.

1.    A água dá um descanso ao cérebro.
2.    Estar perto da água dá ao nosso cérebro e aos nossos sentidos um descanso da super estimulação.
3.    A água pode induzir um estado meditativo.
4.    A água pode nos inspirar a ser mais compassivos e conectados.
5.    Uma mente azul é uma mente criativa.
6.    Exercício na água é bom para nossos corpos e cérebros.

O pesquisador fecha seu artigo dizendo "É quase óbvio demais e é negligenciado", diz Nichols. "Mas a saúde e os benefícios neurológicos do exercício pela água são muito reais".

Confira na íntegra OS DETALHES a respeito da influência do mar para a saúde.

HuffPost

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook