Retirada de conchinhas da praia impacta ambiente marinho, diz Bióloga


Segundo bióloga, conchas funcionariam como fósseis e forma de alimento para outros organismos

Época de férias e hora de pegar conchas na praia. Quem nunca passou por isso? Mas será que a coleta de conchas pode causar maiores danos ambientais? A bióloga Camila Domit, da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza diz que, segundo ela, as conchas fazem parte da biodiversidade e esse material que compõe a concha contribui para a produtividade da nossa zona costeira, dos nossos oceanos.
"A concha conforme vai se decompondo, ela contribui com o aumento da quantidade de carbonato e de cálcio no ecossistema marinho.
O carbonato de cálcio ele é essencial para a formação de ossos, para este fortalecimento. Então vários organismos dependem do ciclo biogeoquímico desse composto pra composição de novos organismos", afirma Camila.

Na Espanha, por exemplo, já há esse alerta. Por lá detectaram que a retirada do carbonato causou alterações na produção pesqueira.

EBC
Leia Mais

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook