Saiba como manter o corpo saudável, garantindo a hidratação nos dias mais quentes do ano


As altas temperaturas sempre requerem uma atenção especial ao corpo. Em períodos muito quentes, é fundamental manter o corpo hidratado, já que é justamente quando o nosso organismo mas elimina não apenas água, mas também os sais minerais. Repor esses líquidos é extremamente importante para se manter saudável. Isso porque o corpo humano utiliza a água para realizar diversas funções, como regular a temperatura corporal, levar oxigênio e nutrientes para as células e tecidos, entre outras. Agora que você já sabe da importância de se hidratar no verão, veja algumas dicas para se manter sempre em dia com o corpo no calor!

Beba bastante água
Essa é a dica mais óbvia, mas muita gente, na correria do dia a dia, se esquece. O líquido que mais ajuda na hidratação do corpo, sem dúvidas, é a água. Para saber a quantidade ideal que deve ser consumida por dia, é necessário fazer um cálculo simples: 35ml multiplicados pelo peso corporal. Por exemplo, se você pesa 50kg, deverá tomar 1,75 L (35ml x 50kg) de água diariamente, no mínimo.
Para adquirir o hábito de tomar água, tenha sempre com você uma garrafinha e, durante o dia, tome pequenas doses, aos poucos, e sempre repondo quando necessário. Lembre-se: água não é só quando estamos com sede!

Sucos naturais também
Água é a principal fonte de hidratação, mas também não é a única. Para dar uma variada, você pode optar por consumir sucos naturais, que também servem para hidratar o corpo. Além disso, os sucos também fornecem vitaminas e outros nutrientes muito importantes para o organismo. Experimente fazer algumas misturas para deixar o suco ainda mais refrescante, como abacaxi com hortelã, morango e acerola, limão com manjericão, melancia com hortelã, entre outras.

Não se esqueça da água de coco
Essa é outra que combina perfeitamente com o verão! É uma das bebidas com maior potencial hidratante: o líquido que fica dentro do coco é 95% composto de água. Sem contar que é muito nutritivo e tem baixo teor de sódio e poucas calorias, é rico em potássio, substância essencial para o bom funcionamento das células, e contém carboidratos, em forma de açúcar e eletrólitos, que são fáceis de digerir.

Alimentação equilibrada
O cuidado com a alimentação também é essencial. Consumir alimentos ricos em água ajuda a garantir a hidratação do corpo no verão. Frutas como melancia, melão, abacaxi, banana-prata, abacate e acerola são ricas em nutrientes e têm grandes quantidades de água. Quanto aos legumes e verduras, pepino, cenoura, abóbora e couve são ótimas opções para incluir no cardápio. Para completar, o tradicional arroz e feijão de cada dia também são grandes fontes de água.
O que é preciso evitar são bebidas e alimentos industrializados, que, além de possuírem grandes quantidades de sódio, demoram mais para serem digeridos pelo organismo. Jamais substitua água ou sucos naturais por refrigerantes e bebidas industrializadas!


Seguindo estas dicas, você poderá aproveitar muito bem o verão, garantindo um corpo bem hidratado e saudável!


Fotos: Sil Clarice
Fonte: Nissei

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook