Ecoturismo e Turismo de Aventura pelo litoral do Paraná



Desde o Oceano Atlântico até o Rio Paraná, os recursos naturais do Paraná são um convite tentador para quem gosta de natureza e aventura. O Litoral do Paraná irá encantar você com suas paisagens e opções de atividades.

Náutico Aventura: no Paraná se destacam os passeios à vela ou a barco a motor pela exuberância natural do Litoral e todo o seu complexo de estuários que proporcionam acesso a ilhas e a um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Brasil. Conheça a Baía de Antonina, a Baía de Guaratuba, belas ilhas como a Ilha das Peças, a Ilha do Superagui e a Ilha dos Papagaios em Guaraqueçaba e, em Paranaguá, vale explorar sua baía e os arredores da Ilha do Mel.

Atividades de Ecoturismo: o ecoturismo pode ser realizado em sua essência em distintos pontos do Litoral do Paraná, numa relação sustentável com a natureza, com conservação e educação ambiental. Entre estes pontos estão a Ilha do Mel, em Paranaguá; o Parque Nacional do Superagui, que compreende a Ilha das Peças, a Ilha de Superagui e a Ilha do Pinheiro, bem como a RPPN do Sebuí e a RPPN Salto do Morato em Guaraqueçaba; a área de interesse turístico do Parque Estadual Marumbi e o Caminho do Itupava, em Morretes.

Cicloturismo: o Litoral inteiro é muito procurado pelos amantes do ciclismo. Algumas das rotas mais praticadas passam pelos atrativos históricos e pela Cachoeira do Cedro em Antonina, pela Ilha das Peças e pela Ilha do Superagui em Guaraqueçaba; pela Estrada do Carambiú, pela Estrada do Anhaia e pelas estradas rurais de Morretes, e pela Ilha do Mel, em Paranaguá.

Caminhada: o Paraná dispõe de uma vasta quantidade de locais para fazer caminhada, sendo o Litoral um exemplo disso. Além de contar com a Ilha do Mel, onde não entram veículos motorizados nem se utiliza tração animal, e todos os roteiros são feitos a pé ou de bicicleta, em Guaraqueçaba, outro recanto ecológico do Paraná, existem as RPPN Sebuí e Salto Morato. Outra maravilha de Guaraqueçaba é o Parque Nacional do Superagui. Morretes é uma ótima parada para os caminhantes, com o Salto dos Macacos, o Salto da Fortuna, o Caminho da Graciosa, o Parque Estadual Marumbi e o Caminho do Itupava. Em Antonina destaca-se a Reserva Natural do Morro da Mina, outra opção para a atividade.

Montanhismo: é no Litoral do Paraná que se encontram as mais conhecidas montanhas da região, como o Conjunto Marumbi e o Morro do Sete em Morretes, e o Parque Estadual Pico Paraná em Antonina. Um roteiro imperdível é chegar até Morretes de trem, saindo de Curitiba, para iniciar a aventura nas montanhas.

Arvorismo e Atividades Verticais: que tal descer uma cachoeira de rapel no Litoral do Paraná? Para quem gosta de emoções nas alturas, o Litoral oferece lugares surpreendentes, como o Salto São Luiz e o Salto da Fortuna em Morretes.

Fora de Estrada: para quem curte percursos com veículos porém em caminhos não-convencionais, não pavimentados, vale conhecer as estradas rurais de Morretes e tantos outros recantos do Litoral do Paraná.

Rafting: contemplar uma paisagem de dentro do rio é uma experiência inesquecível, que faz você se sentir parte da natureza. No Rio Cachoeira, em Antonina, o rafting é praticado com segurança e com diversão garantida!

Fonte: Adetur Litoral
Foto: Nosso Litoral

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook