A exuberante piscina natural da Ilha da Galheta.



Desconhecido por muitos, a "Ilha da Galheta" que fica ao sul da Ilha do Mel e a 10 minutos de barco de Pontal do Sul, esconde um verdadeiro tesouro natural, uma piscina natural. São poucas as pessoas que sabem da existência desta piscina, diz Samuel Padilha, que foi quem nos levou para conhecer o lugar.
A ilha não possui praias e o desembarque é um pouco complicado, o que dificulta o acesso até à piscina.

Para quem for se aventurar, ai vai algumas dicas, deve estar de colete salva-vidas, de tênis, e se possível usar luvas para não machucar as mãos nos mariscos incrustado nas pedras. Para conseguir chegar à ilha, é preciso cair no mar, pois as ondas impede que a embarcação se aproxime das pedras.

confira as fotos!
 
Lembre-se: A piscina natural da "Ilha da Galheta" é um "Tesouro Natural", não deixe nada além de pegadas, não leve nada a não ser lembranças, você também é responsável pela preservação da Ilha. 

......................................................................................................
............

Obs: Após divulgação deste novo recanto Natural em nosso blog, entramos em contato com os órgãos competente para saber mais sobre a ilha, que só então ficamos sabendo que a Ilha da Galheta faz parte de uma Estação Ecológica, onde fica Expressamente Proibido a visitação!!!


NOTA PÚBLICA SOBRE A ILHA DA GALHETA!!!

1. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio informa que a Ilha da Galheta e suas piscinas naturais, localizada na costa paranaense, defronte ao Balneário de Pontal do Sul, fazem parte da Estação Ecológica de Guaraqueçaba (Decreto n.° 87.222/1982 e Decreto n.° 93.053/1986).

2. Segundo a Lei que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), a visitação pública em Estação Ecológica só é permitida se tiver objetivo educacional, de acordo com o que dispuser o Plano de Manejo da reserva.

3. Em função desta demanda ser relativamente recente ainda não há um Programa de Educação Ambiental para orientar a visitação na Ilha , ou seja, atualmente a visitação na área está proibida. O ICMBio já instruiu um procedimento interno e quem tiver interesse em colaborar entrar em contato pelo email esec.guaraquecaba @icmbio.gov.br.

4. Por fim, cumpre mencionar que adentrar na Estação Ecológica sem autorização do ICMBio é infração ambiental, com multa que varia de R$ 1.000,00 a R$ 10.000,00 (Decreto n.° 6514/2008, Art. 92, parágrafo único).

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE GUARAQUEÇABA Rua Paula Miranda, número 10 - CEP 83390000 - Guaraqueçaba - PR - www.icmbio.gov.br

Aroldo Correa da Fonseca, Chefe de UC
A autenticidade da nota pode ser conferida no site https://sei.icmbio.gov.br/autenticidade informando o código verificador 0158188 e o código CRC A6E3AE7D.

Compartilhar Google Plus

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook