Pico do Marumbi tem aventura e verde preservado



Com diversas cachoeiras, trilhas e espaço para acampar, o Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar, é uma ótima opção para conhecer mais sobre o Paraná. O local é administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e passou por uma série de melhorias em 2015 para bem receber os turistas.

O parque do Marumbi abrange os municípios de Morretes, Quatro Barras e Piraquara e é a maior unidade de conservação do Estado aberta ao público. O local também é considerado Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco, pela proteção à Floresta Atlântica.

A Unidade de Conservação conta com diversas belezas naturais, protege um conjunto de montanhas e, por isso, atrai adeptos do montanhismo, da canoagem, campistas e amantes da natureza. Nos fins de semana, o parque recebe em média 400 visitantes.

ATRATIVOS:

PICO MARUMBI - Localizado dentro do parque, o pico, que também é conhecido como Monte Olimpo, é o ponto preferido dos turistas para a prática do montanhismo. Com 1539 metros, o local se destaca pela altura e conta com opções de escaladas em todas as modalidades e graus de dificuldades.

SALTO DOS MACACOS – Despencando de um paredão de 70 metros de altura, o Salto dos Macacos é composto por duas cachoeiras e uma profunda piscina natural. A trilha de acesso nasce na estrada das Prainhas, com um percurso que dura cerca de duas horas.

Por medida de segurança, a subida no local só é permitida para turistas que chegarem até às 9h no parque.

COMO CHEGAR – A principal forma de acesso é por trem, que sai diariamente, às 8h15, da Rodoferroviária de Curitiba e leva duas horas para chegar até a sede do Parque Estadual do Marumbi, no município de Morretes.

O visitante também pode ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes, onde um ônibus municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima.

Quem vai de carro de passeio deve seguir pela BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa, seguindo até o vilarejo de Porto de Cima. Os oito quilômetros restantes, até a Estação do Marumbi, devem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4x4.

Leia mais

Foto: Arnaldo Alves

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook