Moradores de Pontal do Paraná se encantam com a piscina natural da Ilha da Galheta

Divulgada em primeira mão pelo nosso blog, a "Piscina Natural" da ilha da galheta, vem atraindo turistas e moradores de Pontal do Sul.
Quem esteve recentemente visitando a ilha com a sua família, e nos mandou as imagem, foi a moradora de Pontal, Ariane Padilha, que apesar de morar a poucos minutos de barco da ilha, não conhecia o lugar, muito menos fazia ideia da existência de uma piscina natural naquele local, sobrinha de Samuel Padilha, que foi quem nos levou para conhecer a piscina, Ariane diz ter ficada encantada quando pisou pela primeira vez na ilha .

Confira as fotos!






Para quem for se aventurar, saiba que pra chegar até a ilha é somente de barco, e o desembarque é de difícil acesso, por isso, ai vai algumas dicas, deve estar de colete salva-vidas, de tênis, e se possível usar luvas para não machucar as mãos nos mariscos incrustado nas pedras. Para conseguir chegar à ilha é preciso cair no mar, pois as ondas impede que a embarcação se aproxime das pedras.

Lembre-se: A piscina natural da "Ilha da Galheta" é um "Tesouro Natural", não deixe nada além de pegadas, não leve nada a não ser lembranças, você também é responsável pela preservação da Ilha.
......................................................................................................
............

Obs: Após divulgação deste novo recanto Natural em nosso blog, entramos em contato com os órgãos competente para saber mais sobre a ilha, que só então ficamos sabendo que a Ilha da Galheta faz parte de uma Estação Ecológica, onde fica Expressamente Proibido a visitação!!!


NOTA PÚBLICA SOBRE A ILHA DA GALHETA!!!

1. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio informa que a Ilha da Galheta e suas piscinas naturais, localizada na costa paranaense, defronte ao Balneário de Pontal do Sul, fazem parte da Estação Ecológica de Guaraqueçaba (Decreto n.° 87.222/1982 e Decreto n.° 93.053/1986).

2. Segundo a Lei que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), a visitação pública em Estação Ecológica só é permitida se tiver objetivo educacional, de acordo com o que dispuser o Plano de Manejo da reserva.

3. Em função desta demanda ser relativamente recente ainda não há um Programa de Educação Ambiental para orientar a visitação na Ilha , ou seja, atualmente a visitação na área está proibida. O ICMBio já instruiu um procedimento interno e quem tiver interesse em colaborar entrar em contato pelo email esec.guaraquecaba @icmbio.gov.br.

4. Por fim, cumpre mencionar que adentrar na Estação Ecológica sem autorização do ICMBio é infração ambiental, com multa que varia de R$ 1.000,00 a R$ 10.000,00 (Decreto n.° 6514/2008, Art. 92, parágrafo único).

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE GUARAQUEÇABA Rua Paula Miranda, número 10 - CEP 83390000 - Guaraqueçaba - PR - www.icmbio.gov.br

Aroldo Correa da Fonseca, Chefe de UC
A autenticidade da nota pode ser conferida no site https://sei.icmbio.gov.br/autenticidade informando o código verificador 0158188 e o código CRC A6E3AE7D.
Compartilhar Google Plus

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook