Salto Parati é o destino perfeito para um fim de semana

Localizado dentro no Parque Nacional Saint-Hilaire, em Guaratuba, o acesso ao Salto Parati pode ser feito com barco de pequeno porte, partindo da comunidade do Cabaraquara ou do porto próximo ao centro de Guaratuba. O trajeto, de cerca de 30 minutos até o porto do Parati, é feito pela Baía de Guaratuba, onde se pode observar o manguezal, garças, biguás e outras aves aquáticas, pescadores artesanais e áreas de cultivo de ostras, além das montanhas que compõem o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange. Uma caminhada de 15 minutos a partir do porto leva à comunidade do Parati e após mais 40 minutos chega-se ao Salto.



A cachoeira está no curso do rio Parati e somente o último quilômetro da trilha está inserido no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange. Tanto por terra quanto pela Baía, todo o restante do trajeto é feito no território da Área de Proteção Ambiental de Guaratuba, Unidade de Conservação Estadual administrada pelo IAP. A região do Salto está localizada em área particular, sujeita às normas estabelecidas pela detentora da posse.

Infraestrutura local: Na comunidade do Parati existe um restaurante simples, com pratos da culinária local, e dois quartos para hospedagem, sendo um de casal e outro com capacidade para até seis pessoas. Reservas de hospedagem e encomendas de refeições devem ser feitas com antecedência pelo telefone (41) 9933-0935 Mauro ou Rosangela.
Dicas:
Enriqueça sua visita conversando com os moradores da Comunidade do Parati, que vivem principalmente da pesca artesanal e da agricultura de subsistência. Alguns também cultivam ostras e mariscos: aproveite para conhecer as “pérolas de mariscos” com o Sr. Alfredo.

Colabore com a economia local: consuma alimentos e bebidas vendidos na comunidade e, se precisar de serviços como barqueiros e condutores, dê preferência para contratação de moradores locais.


Telefones de barqueiros: Nelsinho: (41) 9129-8435 ou (41) 9705-1981; Zeca: (41) 9177-3900.
Contato de um morador da região que busca e leva os turistas:.. GEDIVALDO 41/99192-2083
Para quem quiser almoçar no restaurante ligar e fazer reserva -  (41) 9933-0935 Mauro ou Rosangela.


Observe um sambaqui preservado, localizado à margem do rio Parati e da trilha, próximo à comunidade.

OBS: Ajude a cuidar deste paraíso, não deixe nada além de suas pegadas, leve o seu lixo embora.

Use as hashtag #ParatiGtba para ver os vídeos da trilha

Veja mais imagens AQUI

Veja o VÍDEO

Leia Mais

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook