Viagem de trem ao litoral guarda cenários exuberantes



Morretes – A descida da Serra do Mar de trem é histórica: a ferrovia Paranaguá-Curitiba completa 127 anos de operação em 2012. Inaugurada em fevereiro de 1885, a estrada de ferro foi construída pelos irmãos Antonio e André Rebouças e foi um desafio à engenheria na época, diante das dificuldades previstas no traçado.

Foram cinco anos de obras e nove mil operários recrutados para a tarefa, muitas vezes desacreditada por especialistas na época. Hoje, mais de um século depois, os 110 km da ferrovia estão em plena operação. Além colaborar no escoamento da produção do estado, a ferrovia também é usada para transporte de passageiros, em passeios turísticos.

O percurso, explorado pela Serra Verde Express desde 1997, dura três horas e revela as belezas da Serra do Mar. Também mostra ao turista 450 obras de engenharia entre pontes, túneis e viadutos, como a Ponte São João – construída com 402 toneladas de aço belga e a 55 metros do chão – e pelo Viaduto do Carvalho – construção com cinco vãos fincados na própria rocha.

O repórter fotográfico Marcelo Elias captou um pouco da natureza exuberante dos vales e penhascos.

Confira o Slide Show

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook