Morro do cristo - 199 degraus que valem a pena

Mais conhecido como Morro do Cristo, é o atrativo mais visitado do município.

Mirante natural, com 38 metros de altura, oferece uma paisagem espetacular do Oceano Atlântico e uma vista privilegiada de toda a região. O acesso ao morro é feito por uma escadaria de 199 degraus. No alto do morro, a imagem do Cristo Redentor, com 8,30m de altura, abençoa a cidade. Doada por Josefa do Amaral em 23 de junho de 1953. A imagem tem um braço estendido em direção a cidade e outro sobre o corpo, com a mão no coração.

No morro também fica a torre repetidora da TV Paranaense e o reservatório da SANEPAR. e se constitui em mirante natural.




História
Dr. João Cândido Ferreira, presidente do Estado do Paraná, em 1906, que depois de conhecer as belezas de Guaratuba e os traços de sua colonização, decidiu elaborar um projeto para abertura de uma estrada ligando o município a capital, via Garuva. Porém esta obra não pode ser concretizada em sua gestão. Mas a vontade de ajudar no desenvolvimento da cidade não ficou restrita a construção da estrada, e de outras formas, a família de João Cândido Ferreira ligou-se a Guaratuba, e para a posteridade erigiu o Cristo Redentor, que se tornou um símbolo para o município e uma grande atração turística. A participação da viúva do presidente João C. Ferreira para a execução desta obra foi das mais importantes e insofismáveis. Fundida por João Fedatto e seu filho Iswaldo, partindo de uma fotografia fez-se o molde, de barro, com um metro de altura; em seguida outro de gesso, e cimento na obra final. A estátua foi feita em dez anéis para que se pudesse levar com mais facilidade ao alto do morro. Durante o transporte, feito em cima de talhas de madeira, três desses anéis despencaram e foram levados para Curitiba para serem reparados. A inauguração do Cristo aconteceu no dia 23 de junho de 1953, com a participação de Josefa do Amaral Pereira, viúva de João C. Ferreira, seus filhos e familiares.

Fonte: PMG
Fotos: Nosso Litoral
Compartilhar Google Plus

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook