Um prato cheio de história
A origem da cambira está relacionada à chegada dos portugueses no litoral paranaense. Entre a diversidade de especiarias e condimentos, eles trouxeram o sal, importante para a conservação dos alimentos. O produto mudou a alimentação caiçara: o peixe, que antes precisava ser consumido rapidamente, passou a ser salgado e defumado na cambira, uma espécie de varal feito com um cipó da região, que dá nome ao prato.
A ideia de resgatar a cambira e transformá-la em prato típico de Pontal do Paraná surgiu durante um Fórum de Desenvolvimento Local, promovido pelo Sebrae/PR. A turismóloga Francisca Moura Kaminski, secretária de Desenvolvimento do município, foi responsável pelo levantamento de informações sobre a iguaria, junto às comunidades caiçaras da região.
A simplicidade da cambira – sua principal qualidade – contribuiu para que o prato acabasse desconhecido até mesmo por donos de restaurantes, moradores e turistas. “Assim como o barreado, a cambira é um patrimônio gastronômico de todo o litoral e não de uma cidade específica. Hoje, os nativos já têm orgulho de dizer que a cambira é um típico prato caiçara”, comemora Francisca.
Fácil de fazer
Para preservar as características originais do prato e realçar o sabor dos ingredientes, a cambira deve ser feita em uma panela de barro.
Ingredientes
- ½ quilo de filé de cação seco ou defumado- 1 cebola picada - 3 tomates picados - 6 bananas da terra “verdolengas”- cheiro-verde e coentro a gosto- 1 raminho de alecrim- molho de tomate a gosto- sal a gosto- óleo
Saiba mais
E ai, o que achou?
Comente com o Facebook