O que visitar em Pontal do Paraná

Como em todo litoral brasileiro, Pontal do Paraná foi inicialmente povoado pelos indígenas.

Sua história política inicia-se por volta de 1983, quando começaram as primeiras movimentações para a criação de um novo município, com sede na área compreendida entre os balneários de Pontal do Sul e Monções.

Dessa forma, foi desmembrado do município de Paranaguá pela Lei nº 11.252 de 20 de dezembro de 1995 e implantado em 01 de janeiro de 1997, sendo seu primeiro Prefeito Hélio Gaissler de Queiroz.

Pontal do Paraná possui lindas paisagens e beleza rara espalhadas nos seus 23 quilômetros de areias brancas e águas mornas e limpas, um irrecusável convite para longas caminhadas acompanhadas de perto pelas gaivotas e atobás que brindam os visitantes com seus voos sincronizados sobre ondas do mar.



Praias
O município possui 23 km de orla marítima, onde se situam 48 balneários com boa balneabilidade e condições para banho, sendo estes os principais:
Pontal do Sul; Las Vegas; Patrick II; Miami; Itapuã; Guapê; Vila Nova; Atami; Iracema; Guarujá; Barranco; Shangri-lá; Miramar; São José; Ipê; Marissol; Jardim Marinês; Beltrame; Jardim Jacarandá; Mirassol; Luciane; Carmery; Marisa; Jardim Canadá; Recanto Uirapuru; São Carlos; Porto Fino; Praia Bela; Leblon; Batel; Santa Terezinha; Canoas; Praia de Leste; Santa Mônica; Vila Jacarandá; Irapuan; Majoraine; Primavera; Santa Fé; Grajaú; Andaraí; Santa Rita Mar; Ipanema I; Ipanema II; Ipanema III; Ipanema IV; Guarapari e Monções.


Balneário de Pontal do Sul
Com praias de areia fina e clara, sua vegetação não difere muito dos demais balneários, sendo que ocorre uma larga área de restinga. Conta ainda com uma grande extensão de Mata Atlântica, além de ser rico em manguezais. Suas águas proporcionam banhos com segurança. Pontal do Sul, também recebe águas da Baía de Paranaguá onde estão instaladas as marinas e o terminal dos barcos que levam à Ilha do Mel.

Balneário de Praia de Leste
Praia de areia branca e águas claras, sua vegetação quase já não pode ser observada nas áreas mais urbanizadas, mas é caracterizada por ser basicamente rasteira. Suas águas são constantemente movimentadas oferecendo locais para banhos.

Balneário de Santa Terezinha
Oferece ótimos picos de surf, além de ser o mais frequentado por jovens. O balneário realiza o melhor carnaval de Pontal do Paraná e possui uma agitada vida noturna.

Balneário de Shangri-lá
Possui uma larga faixa de areia, ondas mais fortes com alguns pontos propícios para a prática do surf e locais para pescaria.

Balneário de Ipanema
É o de maior movimento durante a temporada, oferece mais opções para atividades noturnas.
A praia tem areia um pouco mais grossa que as demais e ondas propicias para a prática do surf.

Comunidade Guaraguaçu
Localizada nas margens do Rio Guaraguaçu, o lugar é apropriado para pesca esportiva, lá se encontram duas marinas, bancas de artesanato e a Estrada Ecológica do Guaraguaçu que leva a comunidade indígena Guarani M’Byá e ao maior Sambaqui, conta com chácaras que servem à gastronomia típica, (somente com reserva).
Para visitar deve-se entrar em contato com o Departamento de Turismo.
Tel. (41) 3975-3102.

Estrada Ecológica do Guaraguaçu
A estrada se estende por aproximadamente 26 km até o Balneário de Pontal do Sul, margeando o rio Guaraguaçu. Seu traçado foi feito com o objetivo de ligar o povoado de Pontal do Sul por terra a Paranaguá, realizado em meados da década de 50. Como pavimentação, foram utilizadas as conchas encontradas nos sambaquis que podem ser observadas em todo o percurso. Atualmente a estrada é utilizada como caminho para propriedades particulares, acesso à locais de pesca e práticas de ecoturismo como a Caminhada Internacional na Natureza que o município realiza todo ano. Para visitação contatar com o Departamento de Turismo através do e-mail cultur_ppr@hotmail.com -
Tel. (41) 3975-3102 (segunda-feira a sexta-feira) e (41) 8882-0041 (sábado e domingo).

Sambaqui do Guaraguaçu
O Sambaqui do Guaraguaçu tem formato de cone truncado e estima-se que originalmente media 300 metros de comprimento, 10 metros de largura e mais de 20 metros de altura. São, na verdade, dois sambaquis superpostos, sendo o inferior com 10 metros de altura e o outro superior com, atualmente, 11 metros. Nas escavações realizadas a partir de 1957, pela Universidade Federal do Paraná, foi encontrado material composto por lâminas de facas, machados, furadores, discos de ossos de baleia, dentes de tubarão e pelas datações das camadas inferiores do sambaqui são de 2.270 anos, sendo considerado, apesar do seu tamanho e imponência, um sambaqui recente. Ao seu lado localizam-se restos do forno secular, registro histórico da destruição colonial onde as conchas eram transformadas em cal, além da vegetação que o circunda. Para chegar ao sambaqui é necessário passar pela comunidade indígena Guarani M’Bya, que o considera um local sagrado onde estão seus antepassados. O Sambaqui do Guaraguaçu é tombado desde 1982 pela Curadoria do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura do Paraná. Para visitação contatar com o Departamento de Turismo através do e-mail cultur_ppr@hotmail. com -
Tel. (41) 3975-3102 (segunda-feira a sexta feira) e (41) 8882-0041 (sábado e domingo).

Calçadão de Praia de Leste
Área de lazer e ponto de encontro durante a temporada de verão. Estruturado com lanchonetes e comércio em geral.
Localiza-se entre as Ruas Dídio Costa e Afonso Camargo.

Calçadão de Ipanema
Área de lazer e ponto de encontro durante a temporada de verão. Possui lanchonetes e comércio em geral. L
ocaliza-se no final da Avenida São Luiz.

Casa da Cultura
A Casa da Cultura fica na sede do antigo “Balneário Clube de Ipanema” onde aconteciam os mais famosos bailes de carnaval. Conta com um espaço para exposições itinerantes e permanentes como um acervo que reúne peças, fotos, documentos doados pela comunidade e o registro dos passos para a emancipação do município. Durante o ano é sede de projetos sociais voltados às crianças e adolescentes da rede pública de ensino, ainda é utilizada para a realização de eventos técnicos. No carnaval é oferecido um baile infantil. Tel. (41) 3975-3102. Localiza-se na Rua Alba de Souza e Silva, s/nº - Balneário de Ipanema.

Biblioteca Cidadã
Espaço planejado para atender ao visitante com um acervo literário, sala de leitura, cine clube e telecentro.
Tel. (41) 3972-7077.
Localiza-se na Rua Alba de Souza e Silva, 1136 - Balneário de Ipanema.

Centro de Estudos do Mar - CEM
Mantido pela Universidade Federal do Paraná - UFPR é um núcleo de exposições e atividades em educação ambiental, tendo inúmeros programas em pleno desenvolvimento. Realiza trabalhos de pesquisas avançados sobre as potencialidades do nosso litoral e recebe estudantes de todos os níveis para explanações e visitas aos seus laboratórios. Possui farto material em vídeo, aquário marinho e exposição de material botânico, zoológico e geológico da região. Abriga desde 2000 o curso de graduação em Oceanografia. Visitas somente com hora marcada.
Tel. (41) 3455-1333. home page: www.cem.ufpr.br .
Localiza-se na Avenida Beira-Mar, s/n° - Balneário de Pontal do Sul.

Parque Natural Municipal do Manguezal do Rio Perequê
O parque ocupa uma área de 16,2 hectares, criado com o objetivo de preservar o ecossistema dos manguezais.Na sede do parque são realizadas atividades culturais e de educação ambiental. Conta ainda com uma biblioteca e videoteca. O visitante poderá fazer a trilha do micuin (665 metros) e conhecer os ecossistemas de mangue e restinga.
Tel. (41) 3972-7051.
Localiza-se na Avenida Mira Mar ao lado do CEM - Balneário de Pontal do Sul.
Visitação: segunda-feira à sexta-feira das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.

Ilha dos Currais
Afora os costões, possui pequena praia de seixos. Não há trilhas em seu interior. A Ilha está sob os cuidados do Centro de Estudos do Mar - CEM. Formada por três pequenas ilhas é a região do litoral com água mais limpa, sendo perfeitas para pesca e mergulho.
Tel. (41) 3455-1333.
Localiza-se a 12 km do Balneário de Praia de Leste.

Ilha da Galheta
De dimensões maiores que a dos Currais, a ilha é cercada pelos costões de rocha. Situa-se próximo à ponta da Ilha do Mel. O desembarque é difícil e não há praia ou trapiches e as ondas são muito fortes. Localiza-se a 3 km do Balneário de Pontal do Sul.

Veja como chegar em Pontal do Paraná.

Fonte: Secretária do Esporte e Turismo

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook