Ferrovia 130 anos - Paranaguá - Curitiba

Da Gazeta do Povo - Antes mesmo de as locomotivas apitarem rumo ao Litoral paranaense, o percurso sinuoso através de montanhas e vales da Serra do Mar já era plenamente conhecido pelos índios. Com o passar do tempo, essas vias de ligação tornaram-se fundamentais para aproximar comercialmente o planalto curitibano à região litorânea. Também foi por esses caminhos que a ocupação do território pelos portugueses se intensificou a partir do século 17.



No início da colonização do estado, as vias de ligação se resumiam a picadas abertas em meio à floresta. Mas era por meio dessas trilhas que as mercadorias básicas – como alimentos e móveis – eram transportadas para cá e para lá, seja no lombo de mulas ou nos braços de escravos.
Três dessas estradas primitivas ganharam maior destaque na história do estado: Graciosa, Itupava e Arraial. “Foram esses percursos que ajudaram por muitos anos o Paraná a se desenvolver. Tudo que veio para o planalto ou foi para o Litoral passou por esses caminhos”, explica o historiador Aimoré Índio do Brasil Arantes.

Leia mais

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook