10 razões para gostar do litoral do Paraná

A seguir, você confere dez atrativos do litoral paranaense que valem a viagem, e que fazem o visitante se apaixonar pelo litoral. As sugestões de roteiro são da Secretaria de Estado do Turismo e do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Marcelo Chemin, que pesquisa o desenvolvimento sustentável do litoral.

Proximidade
As cidades litorâneas estão a uma distância de Curitiba que varia de 70,4 km (a mais próxima é Morretes) a 176,1 km (Guaraqueçaba). O acesso pode ser feito pela BR-277 e pela estrada da Graciosa. As praias são o destino preferido de muitos curitibanos, que encontram de restaurantes sofisticados a lanches na praia, passando por hotéis de alto padrão e campings.

Praias
Nos 98 quilômetros de costa, o Paraná oferece praias para os mais diversos gostos. Para quem prefere águas calmas e pouco profundas, a dica é a Praia Mansa, em Caiobá, e a Prainha, em Guaratuba. Se o gosto é por águas mais agitadas, as opções são a Praia Central, em Matinhos, e Brejatuba, em Guaratuba. O veranista encontra ainda praias quase desertas na Ilha de Superagui.



Ilha do Mel
A Ilha do Mel, na entrada da baía de Paranaguá, é um atrativo à parte e encanta pela natureza exuberante e as belas vistas. Nesse pedaço do litoral, 95% da mata de restinga e floresta atlântica é intocável. Entre as principais atrações, o Farol das Conchas; a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres; e a Gruta das Encantadas. O acesso é feito por barcos que partem de Paranaguá e Pontal.



Comida típica
A mesa é farta no litoral. Entre os salgados, destaque para o barreado e os frutos do mar. Caranguejo, ostras, camarão e peixes são oferecidos em diferentes formas de preparo. Como a cambira, prato feito com peixe seco ou defumado com banana da terra, encontrado principalmente em Pontal. Para sobremesa, sorvete de gengibre e bala de banana.

Trem
A ida ao litoral pode ser uma das melhores partes da viagem. Uma opção é chegar de trem, que parte de Curitiba rumo a Morretes. Nos 110 quilômetros de extensão da ferrovia centenária, o passageiro passa por 13 túneis ativos e 30 pontes, como a São João (foto), com 55 metros de altura. Mas não se pode ter pressa, já que o passeio leva três horas.

Aventura
No calçadão, na faixa de areia ou no mar, a prática esportiva é uma constante. Entre os esportes, claro, destaque para o surfe. Quem quer ainda mais aventura encontra voos de paraglider em Matinhos e na Ilha do Mel; rafting em Antonina; canoagem em Morretes e Guaraqueçaba; e passeios de jipe também em Morretes.

Folia e balada
O carnaval de rua das cidades litorâneas atrai milhares de pessoas. Os trios elétricos agitam as praias de Guaratuba, Matinhos e Caiobá. Já em Paranaguá e Antonina, os destaques são os desfiles de escolas de samba. As casas de shows também oferecem opções bem variadas ao longo de toda a temporada.

Casario antigo
Algumas cidades se destacam por suas construções antigas. Igrejas, museus, casarões, mercados públicos e praças ajudam a contar a história desses locais e também do Paraná. Em Paranaguá, as principais atrações são o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, o Mercado Municipal e a Rua da Praia com seus sobrados coloniais. Já em Antonina, os destaques incluem a Fonte da Carioca, o Teatro Municipal e a Estação Ferroviária.

Passeios
O litoral pode ser descoberto também por meio de passeios de barco pelas baías de Paranaguá e Guaratuba, que guardam diferentes ilhas e abrigam diversas espécies de animais. Além dos passeios, as baías proporcionam a pesca esportiva, principalmente de robalo, peixe-espada e garoupa. Outros locais propícios para a pesca são a baía de Antonina, o balneário de Pontal do Paraná e perto do pico de Matinhos.

Parques
A região tem mais de 20 áreas de conservação e, em boa parte delas, o acesso é permitido. Entre as principais estão o Caminho do Itupava, com suas paisagens naturais em meio a trilhas, entre Quatro Barras e Morretes; o Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes; a Reserva de Salto Morato, em Guaraqueçaba, com uma queda d'água de mais de 100 metros de altura, o Parque Nacional de Superagui e o Parque rio da onça em Matinhos.





Fonte: Gazeta
Imagem: Nosso Litoral
Compartilhar Google Plus

Nosso Litoral

Nosso litoral é um blog para divulgar as belezas do litoral paranaense, assim como os costumes, gastronomias, pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, contos, lendas, histórias e muito mais!
    E ai, o que achou?
    Comente com o Facebook